domingo, 5 de outubro de 2008

Experimento - Pressão Atmosférica


Garrafa Amassada - Pressão Atmosférica


Material
:
1. Garrafa de plástico com tampa de rosca
2. Funil
3. Um pouco de água quente (peça para um adulto ajudar)
4. Recipiente com água fria


Como fazer:
1. Peça para um adulto colocar um pouco de água quente dentro da garrafa
2. Tampe a garrafa e coloque-a dentro do recipiente com água fria


O que acontece:
A garrafa encolhe


Por que acontece?
Quando a gente coloca água quente dentro da garrafa, acaba esquentando também o ar que está dentro dela. O ar aquecido contido na garrafa aumenta sua pressão e parte dele escapa e, quando fechamos, o ar que saiu não tem como voltar. O ar que ficou dentro da garrafa ao esfriar exerce menor pressão. Enquanto isso, as paredes de fora da garrafa são empurradas para dentro pela pressão atmosférica.


Fonte: TV Cultura

7 comentários:

Anônimo disse...

É realmente um experimento muito legal e simples. Pode ser levado pra sala de aula pq chama muito a atenção dos alunos e facilita o entendimento. Nesse site há uma outra proposta, parecida e também outros experimentos muito legais.
http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=54&IMPLODINDO+UMA+LATINHA+DE+ALUMINIO

Anônimo disse...

isso da certo

Anônimo disse...

KARÃÃ esse experimentoo salvoo minha viida :D fooi mtoo utiil ee bem simples ameeii!! S2

Lais disse...

espero que isso de certo pra mim ficar com 10 na pesquisa que a professora me passou

Anônimo disse...

tomara qe esse experimento me faça tira 10na pesquisa qe a minha pssora me passo !

Anônimo disse...

Meu professor me passou uma experiência de pressão, fiquei procurando feito uma doida mas não encontrei, então finalmente descobri esse site, espero que a experiência funcione.

Anônimo disse...

espero q eu tire dez no trabalho de fisica oof;eliana souza.

Postar um comentário